Infelizmente não pude assistir ao vosso espectáculo, mas soube que foi um êxito.
Por isso e por todo o vosso trabalho dou-vos os meus Parabéns!
Gostaría no entanto de vos chamar à atenção para este blog que abrimos e que tenho verificado
que tem sido muito pouco frequentado ou pelo menos pouco comentado por vocês, pois gostava de vos ver mais participativos e que não o deixassem morrer.
As questões relacionadas com a Natureza e as agressões ao Ambiente são demasiado importantes para que nos esqueçamos delas, não acham?
Desejo-vos umas excelentes férias e que em todos os momentos sejam participativos e responsáveis por vocês, pelos outros e pelo meio Ambiente que nos envolve.
Esperamos a vossa visita continuada e frequente.
Um enorme Beijinho
Prof. Mar
domingo, 15 de julho de 2007
Para os meus queridos alunos do 6ºC
sábado, 14 de julho de 2007
Alerta Máximo
A subida das temperaturas agravou o risco de incêndio nalgumas zonas do país, sobretudo no Interior Norte e Centro e no Algarve, onde o termómetro subiu acima dos 30 graus, segundo informações do Instituto de Meteorologia.O índice meteorológico de risco de incêndio FWI é utilizado por vários países do mundo, estimando um risco de incêndio a partir do estado dos diversos combustíveis presentes no solo florestal. Há vários concelhos classificados nas classes de risco "muito elevado" e nove onde o risco é "máximo".O índice corresponde cinco classes de risco: Reduzido, Moderado, Elevado, Muito Elevado e Máximo, que correspondem à escala utilizada durante a época de Verão dos incêndios florestais, entre 15 de Maio e 14 de Outubro. Os índices de raios ultra-violetas variaram entre "muito alto" (8 a 10) e "extremo" (mais de 11) em todo o país, no período entre as 11h00 e as 16h00, aconselhando o uso de óculos de sol, protecção solar e evitar a exposição ao sol. Neste domingo, estes índices vão baixar em Portugal Continental, variando entre "alto" e "muito alto" em Portugal Continental, e nos Açores e mantendo-se "extremos" na Madeira. As previsões do Instituto de Meteorologia indicam que o estado do tempo vai mudar pela madrugada, devido à aproximação de uma superfície frontal fria. Para este domingo, prevê-se céu geralmente muito nublado, apresentando-se inicialmente pouco nublado ou limpo no Interior e no Litoral Sul mas aumentando progressivamente de nebulosidade ao longo do dia. O Instituto de Meteorologia prevê períodos de chuva nas regiões do Norte e Centro, podendo ser temporariamente moderada a forte no Minho e Douro Litoral até ao fim da manhã, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde. A temperatura máxima vai descer e a temperatura mínima subir.
Cientistas comprovam existência de água fora do sistema solar
Estudo publicado na revista “Nature” 12.07.2007 - 19h06 Lusa
Cientistas detectaram, pela primeira vez, vestígios de vapor de água na atmosfera de um planeta exterior ao sistema solar, comprovando que este elemento essencial à vida existe fora do nosso mundo, segundo um estudo hoje publicado na revista “Nature”.
A descoberta foi feita com a ajuda do potente telescópio de infra-vermelhos Spitzer com o qual a equipa observou o exoplaneta gasoso, conhecido entre os astrónomos pela sigla HD 189733b, localizado na constelação Vulpecula (Pequena Raposa), a 63 anos-luz da terra. Trata-se de um planeta da classe dos " hot jupiters ", assim conhecidos por serem gigantes gasosos como Júpiter, mas quentes, porque se encontram muito perto da estrela que orbitam. O planeta foi descoberto em 2005 por uma equipa liderada pela astrónoma Giovanna Tinetti, da Agência Espacial Europeia (ESA), University College de Londres e Instituto de Astrofísica de Paris. A grande novidade, segundo os autores do estudo, é que a análise espectral das imagens de infra-vermelhos recolhidas pelo Spitzer, durante a passagem do planeta em frente à estrela, mostraram a presença de água na atmosfera de um astro deste tipo. "Ainda que este exoplaneta esteja longe de ser habitável e apresente um ambiente hostil, a nossa descoberta prova que a água pode ser mais comum no nosso Universo do que pensávamos", comentou Tinetti, coordenadora do estudo. O objectivo actual dos "caçadores de planetas" é encontrar um planeta telúrico (rochoso) com água. "Quando isso acontecer teremos uma verdadeira prova sobre a possibilidade de encontrar planetas com vida fora do sistema solar. A presença de água num gigante gasoso é um passo importante ", sublinhou a astrónoma.
In: http://ultimahora.publico.clix.pt/
Fim da suspensão
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional autorizou hoje o levantamento da suspensão de laboração da fábrica Amoníacos de Portugal, no Barreiro, ordenada segundo-feira devido ao excesso de emissões de dióxido de enxofre emitido pela unidade."O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), António Fonseca Ferreira, decidiu levantar a suspensão de laboração da fábrica Amoníacos de Portugal, situada no Lavradio, concelho do Barreiro", anunciou, em comunicado, aquela entidade. A AP Amoníaco, cuja fábrica foi encerrada por decisão do Ministério do Ambiente segunda-feira devido ao excesso de emissões de dióxido de enxofre, anunciou hoje de manhã que o problema técnico está resolvido e iria pedir o levantamento da suspensão de actividade.
In: http://m.sic.pt/news.do